A maioria dos recrutadores costuma aplicar testes que são para analisar a personalidade e para avaliar algumas competências, que são relativas aos entrevistados para um emprego.


Essas competências podem ser uma argumentação, uma síntese, coerência, a gramática ou avaliar se o candidato possui alguma fluência no português. Veja as nossas dicas sobre uma redação.

COMO DEVE SER ESSA REDAÇÃO

Muitas pessoas se assustam em ter de fazer uma redação numa entrevista de emprego. Uma falta de conhecimento pelo tema que é proposto ou a estrutura da dissertação, pode gerar um nervosismo ou uma pressão nesse momento. Preste atenção ao tema. É muito comum os recrutadores estabelecerem um caminho para ser seguido. Se for ao seu critério elabore algo com relação ao profissional.

Valorize os seus aprendizados e fale sobre algo que esteja relacionado à sua profissão ou algo sobre atualidade. Monte uma estrutura com título, que deve estar relacionado ao tema central dessa redação, com uma introdução que seja objetiva para o leitor ser conduzido para o assunto principal desse texto. Comece o seu desenvolvimento com os seus argumentos e ideias.


No desenvolvimento dessa redação, contextualize o assunto e defenda a sua tese. Após finalize essa conclusão com uma síntese do que foi discutido, sem a execução de um texto rebuscado, com palavras difíceis e tornando confusa a leitura dessa redação. Expondo os seus argumentos e as suas opiniões numa ordem direta, respeitando uma sequência dessas informações.

Deixe claro o seu ponto de vista e evite temas polêmicos ou que sejam com visões de radicalismo. Varie o seu vocabulário, sem repetir palavras, para a leitura não ser cansativa ou desagradável e que demonstre uma pobreza vocabular. Use palavras variadas e com sinônimos na hora de escrever. Nada de gírias nessa redação e evite as palavras estrangeiras ou as abreviações.



UMA DISSERTAÇÃO

A redação dissertativa que pode ser pedida numa entrevista de emprego é uma forma textual de expor ou de organizar todas as suas ideias, de forma clara e objetiva, com argumentos, fatos e dados para que seja defendida uma ideia central. Dissertar é expor as suas ideias. Leia com muita atenção essa redação e destaque os pontos principais do texto base. Coloque no papel tudo o que vier em sua mente sobre o tema.

Organize as suas ideias para que seja elaborado o roteiro da sua redação. Defina a sua tese, que deve estar de acordo com o tema central e discorra sobre o que se pensa sobre ele. Cada parágrafo desse desenvolvimento deve apresentar um ou dois argumentos dos dados relacionados entre si e com o que foi exposto anteriormente, contextualizando sempre com a ideia central.Ao concluir essa redação resuma em síntese tudo o que foi apresentado ao longo daquilo que foi desenvolvida nessa dissertação e na maioria dos casos, essa conclusão pode ser feita com um parágrafo que é com apresentação de uma solução para o problema que foi debatido ao longo desse texto. Essa redação pode ter de 20 a 30 linhas, com um título curto e chamativo. Siga as nossas dicas para uma boa redação.